Perguntas Frequentes - GzeroCNC

Entre em contato conosco
Qual máquina devo adquirir?
Se você usina pequenas peças de resina, não precisa de uma máquina grande e potente. Se você quer desbastar aço, não busque uma máquina CNC barata. Irá perder dinheiro. O seu serviço irá mostrar o equipamento a ser adquirido e não o contrário. As máquinas tipo router preenchem uma lacuna no mercado principalmente para usinagens sem grande esforço pois são máquinas leves, com estruturas mais frágeis, portanto, se alguém lhe disser que fabrica uma router barata que usina 2mm de profundidade em aço, desconfie.
Posso usinar aço com minha máquina?
O material duro, como o aço, exige uma estrutura firme e guias rígidas, mesmo para pequenos acabamentos. As guias redondas ou uma estrutura frágil como perfis de alumínio podem vibrar neste tipo de usinagem, mesmo em operações de acabamento e danificar a ferramenta. Resolvendo o problema de rigidez, no projeto, é preciso calcular o esforço da usinagem. Possível, mas complicado, em breve posto uma maneira para isso, mas de modo geral as operações de acabamento (normalmente) são limitadas pela ferramenta e não pela máquina. Ferramentas de pequeno diâmetro (menores que 1mm) se quebram antes de sobrecarregar uma máquina (bem dimensionada). Nossas antigas máquinas G0304R e G0505R possuíam guias redondas e não eram recomendadas para usinar aço. Hoje substituímos pelos modelos G0304LR e G0505LR (o L é de guia Linear) que, além disso, ganharam bases em ferro fundido pesando 140 e 360 kg, respectivamente, para ganharem a robustez necessária para a usinagem de materiais duros. O problema será sempre definir como desbastar o aço com estas máquinas, que não são construídas para esta aplicação. Devemos usar tecnologias de baixa profundidade de corte, alta rotação e avanço, assim não teremos muita vibração a ser dissipada pela estrutura, porém o investimento em ferramental para este tipo de usinagem não é barato.
Porque as máquinas da GZero CNC conseguem avanços tão altos?
Não. As máquinas com portal móvel são mais fáceis e baratas para construir, por isso a preferencia no mercado de hobby. Máquinas com mesa móvel são mais rígidas mas ocupam muito espaço pois precisam do tamanho da mesa para a frente e para trás do cabeçote. Em máquinas maiores (G1011R) a solução para eliminarmos a torção é utilizar dois sistemas de tração no portal, um de cada lado, junto a guia de apoio, assim o eixo Y fica com dois motores, um mestre e outro escravo.
Como é feita a entrega das máquinas?
Após o recebimento da máquina o cliente receberá o treinamento de operação da máquina, com manual em português, treinamento de manutenção preventiva e manutenção corretiva. As despesas de viagem são por conta do cliente. Este treinamento normalmente é feito em um dia, mas dependendo do conhecimento do cliente será feito em dois dias.
Vou comprar minha primeira CNC. O que devo cuidar?
Eleja seu principal objetivo de serviço, fabricar eletrodo em cobre ou artesanato em madeira, por exemplo. Busque os fornecedores que podem lhe atender (não se esqueça de nos incluir nesta seleção) e solicite um TESTE ou visite clientes que possuam a máquina e que façam o mesmo trabalho que você busca. Tenha certeza de que você não comprará gato por lebre. Só acredite vendo.
Posso financiar minha máquina.
Existem vários tipos de financiamento e devem ser estudados caso a caso.
Qual a origem das máquinas da Gzero CNC?
A primeira máquina foi fabricada no Brasil em 2007 e desistimos de fabricar pois os custos são muito altos. Em 2010 conseguimos que uma fabrica na China fabricasse o nosso projeto, foi difícil pois o conceito de produção e a mecânica deles é muito diferente. Mas assim conseguimos um projeto bom, com qualidade e um custo muito bom. Os servo motores são japoneses, mancais, fusos e guias são de Taiwan e tudo é montado na China sob nossa supervisão. As máquinas especiais são fabricadas no Brasil, com qualidade superior mas com custo maior.